Diferença entre Reflexos, Luzes ou Mechas?

Você sabe a diferença entre Reflexos, Luzes ou Mechas? Antes de saber qual escolher, deverá entender corretamente o que cada significada e só então poderá decidir qual se aplica melhor a você.

Luzes de Cabelo

As luzes é um processo de clareamento que é realizado em apenas uma pequena porção dos fios de cabelo da pessoa, como que aparenta que se ela tivesse pegado um pouco de sol.

As luzes são feitas em mechas pequenas de cabelo, de até no máximo 1 cm de espessura. As Luzes são indicadas principalmente para quem deixar o corte um pouco mais marcado, com um aspecto mais forte.

Reflexos de Cabelo

O Reflexo é um clareamento que é aplicado em uma quantidade maiores de fios de cabelo, espalhado por toda a cabeça, deixando um efeito mais visível das luzes, espalhada pela cabeça inteira.

É uma técnica uma útil de clareamento para mulheres que estão começando a enxergar alguns fios de cabelos brancos. Com o reflexo é possível esconder tais fios, pois eles se misturam com os diversos fios mais claros espalhados pela cabeça.

Mechas de Cabelo

Diferença entre Reflexos, Luzes ou Mechas

Já as mechas de cabelo ficam mais marcadas e visíveis, pois enquanto as luzes tem até no máximo 1cm de espessura, as mechas tem de 1,5 a 2cm.

É uma forma de iluminar mais o rosto, e deixar o cabelo mais vivo. Muitos tem o conceito errado de que deve fazer apenas com descolorante, mas uma excelente maneira de fazer isso é através da coloração, pois deixa os cabelos mais tratadores e melhores, lembrando que esse tipo de técnica só pode ser feito em cabelos que não tenha tintura.

As principais técnicas de mechas e mais utilizadas atualmente são Californiana, Ombre Hair e 3D. Veja abaixo uma explicação sobre cada uma delas:

Californiana

Essa técnica californiana surgiu por causa dos surfistas da Califórnia, que utilizavam parafina nos cabelos com a intenção de proteger do sol e da água do mar. Porém, como a água salgada do mar acaba deixando a cutícula do cabelo sensível e mais vulnerável, as extremidades dos fios de cabelos dos surfistas iam ficando mais claras do que o restante do cabelo, com um tom mais loiro nas pontas do cabelo.

A californiana é uma técnica de clareamento das pontas dos fios de cabelos. Esse tipo de clareamento tem uma vantagem em relação aos outros de que não precisa ficar retocando a raiz. Mas também como é feito com água oxigenada, isso exigirá mais cuidados da mulher, e hidratações.

A californiana deixa a impressão de que existe uma linha demarcatória diferenciando a cor natural do cabelo e a coloração nas pontas dos fios do cabelo. Tanto loiras quanto morenas podem fazer californiana, porém as que possui cabelos mais escuros tem que tomar cuidado para não clarear demais, ficando assim um contraste excessivo.

A californiana é aplicada com mais ou menos 5 dedos de comprimento até as pontas. As tonalidades são aplicadas de acordo com cada cabelo, sendo que cabelos mais escuros geralmente utilizam tonalidades de loiro mais escuro, e cabelos loiros acabam deixando as pontas bem clarinha, deixando um aspecto bem jovem e vivo.

Ombré Hair

O Ombré Hair (do francês, que significa cabelo sombreado) é uma técnica que pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, pois ele funciona como um degrade da cor original, sendo que ele vai clareando da raiz até as pontas dos fios. Então o tom que será utilizado no seu cabelo vai depender do cor natural dele.

As mechas são aplicadas no comprimento do cabelo, sete dedos abaixo da raiz, e são bem parecidas com as californianas pois as pontas do cabelo ficam mais claros. A principal diferença entre o Ombré Hair e a Californiana é que na Californiana, apenas 5 dedos das pontas que são descoloridas, enquanto no Ombré Hair o efeito degradê acontece desde 7 dedos da raiz até as pontas do cabelo.

Outra diferença também está em relação a forma como a técnica é feito. Enquanto a californiana usa descolorante, o Ombré Hair não é tão agressivo por que usa colorações. Como forma um efeito degrade, pode ser usado até 4 tons diferentes de cores, que mesclam e forma esse efeito magnifico!

Se for fazer Ombré Hair no seu cabelo, lembre-se de escolher uma cor que combine com o seu tom de pele, pois isso é o principal para que o seu Ombré Hair fique lindo e você arrase.

Cabelo 3D

O cabelo 3D é um efeito em que é aplicado 3 tons de cores diferente, sendo que as mechas são criadas nas diagonais, e quanto mais irregulares, melhor. A técnica de luzes com 3D pode ser aplicada para qualquer tipo de cabelo, sendo cabelos longos ou curtos. O corte do cabelo é que fará com que as cores apareçam com mais intensidade ou mais fracas.

No caso das loiras as tonalidades melhores são os tons de cabelo avelã, mel ou dourado. Já no caso das morenas, os cabeleireiros indicam tons mais escuros como vermelho, marrom e cobre. Ou então também podem optar por escolher tabaco, avelã e chocolate. No caso das negras, as melhores tonalidades de cores para aplicar em luzes 3D é o cobre, vermelho e chocolate.