Mitos e verdade sobre cabelos

Uma das coisas mais importantes para as mulheres são os seus cabelos. E o problema é que cada uma fala uma coisa, sendo que algumas falam do mesmo assunto de forma totalmente contrária. Abaixo tem alguns mitos e verdades, que o Rodrigo Cintra falou no Daqui Dali, da Eliana.

Espero que essas dicas o ajudem também, assim como tem me ajudado. Embora você confie em suas amigas, nada como ouvir as palavras de um especialista para saber realmente o que é bom ou não para os nossos cabelos.

Cortar o cabelo na lua minguante atrapalha o crescimento?

MITO! Não é comprovado cientificamente que a lua tem interferência nos cabelos. Então, se você é aquela pessoa que acredita que cortar na lua crescente seu cabelo vai crescer e cortar na lua minguante ele vai minguar, pode se despreocupar que não é verdade. Corte o cabelo quando você tiver vontade!

Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?

Cortar o cabelo com frequência realmente acelera o crescimento do seu cabelo. Na verdade não é que acelera, mas você acaba fortificando o cabelo. Então seu cabelo cresce de uma forma muito mais saudável.

O recomendado é que você não precisa cortar todo mês. Cortando as pontinhas do cabelo de 3 em 3 meses, você vai ter um crescimento muito bom do seu cabelo e principalmente ele vai crescer saudável.

Os cabelos se acostumam com o Shampoo?

MITO! Os cabelos não se acostumam com os produtos. O que acontece é que cada produto tem seus agentes e suas proteínas, e às vezes para você usar um determinado ativo no shampoo o seu cabelo já recuperou tudo o que ele precisava naquele ativo.

Ai sim é indicado você usar uma outra marca, um outro produto, para colocar proteínas diferentes no seu cabelo. O seu cabelo não se acostuma, na verdade você tem que repor o que ele está precisando.

Os fios brancos arrancados nascem em dobro?

MITO! É muito normal as mulheres quando enxergam seus primeiros fios brancos acabarem arrancando. Porém isso não é bom. Além de não ser verdade que vai nascer mais fios, você pode ter um problema muito mais sério.

Se você tirar os cabelos, existe uma queda por tração. A longo prazo, ao invés de nascer dois, o fio que você tirou pode morrer. E com o tempo que for aparecendo mais fios brancos e você for tirando, pode perder massa de cabelo e ficar com falhas.

Então não retire os fios brancos! Eles vão aparecer, mais cedo ou mais tarde, e a melhor maneira de se livrar deles é usando tonalizantes ou colorações.

Deixar creme o dia todo no cabelo otimiza o tratamento?

Dicas para ter cabelos bonitos

MITO! Deixar condicionador no cabelo, ao invés de hidratar como a maioria das pessoas pensa, acabará ressacando o cabelo, pois a química do condicionador pode acabar queimando as escamas do cabelo. Por isso existem os leave-ins que são condicionadores próprios para serem deixados nos fios do cabelo.

Então se você costuma deixar condicionador ou mascará achando que sua hidratação vai ficar mais forte, não faça isso! Aplique no seu cabelo, massageei-o, deixe agir de 5 a 10 minutos e depois enxague totalmente o seu cabelo.

A calvice tem a ver com a idade?

É muito comum as pessoas ficarem mais velhas e começar aparecer indícios de calvice e começarem a perder massa de cabelo. Mas esse não é o único motivo.

No caso dos homens, tem um hormônio que chama DHT, que o excesso de testosterona causa  no coro cabeludo, e mata o fio. Então geralmente a calvice masculina é pelo fator genético. Já no caso das mulheres a queda de cabelo pode ser hormonal como tiroides ou outros problemas, falta de vitamina, taxa de ferro e ferritina baixa no sangue,  e estresse.

E claro, que também tem o fator da idade, que a partir dos 50 anos de idade as mulheres começam a perder um pouco da massa de cabelo.

Mas esses não são os únicos fatores. Se você reparar que está perdendo cabelo, procure um bom dermatologista e faça todos os exames que ele exigir. Pode ser que as vezes você gaste dinheiro com vários cosméticos antiqueda, mas no seu caso seja um problema de uma simples vitamina que com pouco dinheiro e tempo você já irá resolver o problema de queda de cabelo.